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Cultura e Juventude
Postada por:  Assessoria de Comunicação,  em  14/07/2015 às 14h38
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Encontro Internacional reúne grandes nomes da capoeira e forma Mestre luzilandense
No dia 25 de julho, o evento terá continuidade em Luzilândia, e conta com o apoio da Prefeitura de Luzilândia.

14/07/2015 às 14h38

Vai ser realizado dos dias 20 a 24 de julho no Teatro 4 de Setembro em Teresina o 17° Encontro Internacional de Cultura e Capoeira Raízes do Brasil. Durante o evento será realizado curso técnico, shows culturais, batizado e Formatura dos Contramestres Carlos Alberto (Escamoso) de Teresina e do Contramestre Antônio Filho (Mucuim) que há 15 anos ajudou a consolidar a cultura da capoeira em Luzilândia. No dia 25 de julho, o evento terá continuidade em Luzilândia, e conta com o apoio da Prefeitura de Luzilândia.

A formatura dos contramestres Escamoso e Mucuim acontece no dia 24 de julho em Teresina e representa a graduação maior dentro do processo de formação na capoeira. O evento é organizado pelo Grupo Raízes do Brasil e em Luzilândia conta com vários apoio entre eles, a Prefeita Ema Flora , o vice-prefeito Oliveirinha e as Secretarias de Educação, Ação Social, Cultura e Saúde.

Outros Patrocinadores

O evento representa uma grande conquista para Antônio Filho (Mucuim) que mesmo não tendo nascido em Luzilândia adotou o município como lar. Sempre perseverante na arte de lutar, e de levar a capoeira como cultura e também como proposta alternativa para trabalhar o jovem para não seguir caminhos “errados” na Vida, Mucuim já realizou vários trabalhos com crianças e jovens em Luzilândia.

Para saber mais

A capoeira talvez seja a expressão do que há de mais brasileiro em termos de atividade física, já que se trata de uma luta criada no Brasil por escravos de origem africana.

O termo capoeira significa “o mato que nasce depois do desmatamento”, provavelmente porque era praticada entre esses matos, com os lutadores próximos ao chão, para não serem descobertos pelos seus senhores. É preciso dizer que nessa época a capoeira era uma prática proibida, pois com os escravos treinando sua forma de defesa pessoal, poderiam trazer problemas para aqueles que se consideravam seus “donos”. No entanto, ainda que proibida, a capoeira nunca deixou de ser praticada e ensinada.

Em sua forma original, como já mencionado, a capoeira era uma luta lenta jogada muito próxima ao chão, muito diferente daquela capoeira que é ensinada em academias ou jogada nas praias do Rio de Janeiro: a capoeira regional. Foi em meados do século XX que houve essa ruptura, resultando na prática da capoeira angola praticamente restrita aos guetos baianos. A capoeira regional apresenta movimentos mais acrobáticos, é jogada em pé e tem regras específicas, elemento característico de um esporte. Outra diferença importante entre esses dois tipos de capoeira é o modo como um membro se torna mestre: na capoeira regional, conforme os praticantes vão desenvolvendo melhor suas habilidades, aprendendo golpes diferentes e pensando sobre esses golpes, eles vão sendo graduados por meio de um cordão, em que cada cor representa um estágio em que o praticante está classificado, assim ele vai adquirindo novos cordões até se tornar um mestre.

Na capoeira angola o processo é bastante diferente: após muitos anos de prática e de dedicação ao mestre e à capoeira, o praticante recebe do mestre um lenço, que representa que esse discípulo está pronto para ser mestre. Assim, na capoeira angola, a formação do mestre depende exclusivamente da vontade do mestre que ensina.

Outra característica importante da capoeira é a música. A música é sempre tocada por membros da roda que se revezam, e é acompanhada de uma regra fundamental: os membros da roda sempre precisam responder ao canto, também chamado de ladainha.

A capoeira é muito mais do que uma simples atividade física: ela é um elemento definidor de identidade brasileira. Ela agrega religiosidade, movimento corporal, música e história, tudo isso em uma única prática. Por isso, quando seu professor for ensinar capoeira à sua turma, cobre que ele não ensine apenas os movimentos, mas que ele também aborde o contexto cultural em que esses movimentos estão envoltos, assim sua aula será muito mais completa.

Fonte: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/capoeira.htm






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