O que você achou do Site?
Ótimo

História de Luzilândia

Luzilândia- Piauí

Histórico

LUZILÂNDIA, situada à margem direita do rio Parnaíba, originou-se de uma fazenda de gado conhecida por Estreito, fundada em 1870, pelo português João Bernardino de Souza Vasconcelos.

Em 1890, por influência política do coronel José Francisco de Carvalho e de Augusto Gonçalves do Vale e, dado o progresso que a fazenda apresentava, foi elevada à categoria de Vila e Sede Municipal, com denominação de Porto Alegre.

No local onde hoje se encontra a Igreja Matriz João Francisco Augusto do Vale e outros construíram um pequeno templo sem torre mas com sinete ao lado.

Em 1931, a Vila teve o seu nome mudado para Joaquim Távora denominação que permaneceu até 1935, quando voltou a chamar-se Porto Alegre.

Elevou-se à categoria de Cidade, em 1938, instalando-se em 1939.

A legislação federal proibia a duplicidade de topônimos, assim, em 1943, o nome do lugar foi mudado para Luzilândia, homenagem à Padroeira Santa Luzia.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 03º27'28" sul e a uma longitude 42º22'13" oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Situa-se na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, mesorregião do Norte Piauiense. Sua população estimada em 2004 era de 23 241 habitantes.Anteriormente o município foi denominada Porto Alegre e Joaquim Távora.

Com uma área de 735,90 km², o município limita-se ao norte com o Estado do Maranhão e o município de Joca Marques, ao sul, com cidade de Morro do Chapéu e São João do Arraial. Madeiro e Matias Olímpio são cidades limítrofes a Oeste.

Luzilândia localização na mesorregião do Norte Piauiense e na microrregião do Baixo Parnaíba, possuindo uma população estimada de 23.409 habitantes, sendo 16.013 ou 69,43%, aptos ao voto para escolha de seus representantes públicos. Possui uma área de 735,93 km².

Clima

O clima é quente e úmido, com estação chuvosa no verão. A precipitação média anual é da ordem de 1.615 mm, estimada a partir do posto pluviométrico de Porto.A estiagem castiga o solo em períodos de falta da chuva.A umidade relativa média anual está em torno de 75%, e temperatura Média é de 27,5°C.Travessia do rio Parnaíba é feito por balsas conhecidas por "Pontão".

Hidrografia

A hidrografia desta área é fundamentalmente formada pelo trecho mais baixo do rio Parnaíba e pelos afluentes da margem direita, alguns dos quais formadores de lagoas, como, por exemplo, o riacho Morro do Chapéu, que alimenta a lagoa do Cajueiro, Luzilândia/Joaquim Pires; e o riacho Grande, que alimenta a lagoa da Estiva, no município de Porto.

Vegetação

Vegetação predominante de palmeiras.

Luzilândia tem uma vegetação mista, Semi-decidual, com predominância do babaçu e outros vegetais dicotiledôneos; Carnaubais, predominando a Copernicia prumifera distribuídas em campinas.

Transporte rodoviário

O acesso ao município se dá por via terrestre a partir de Teresina, capital do Estado, pela PI-113, passando por José de Freitas até o município de Cabeceiras do Piauí, onde segue-se pela PI-119 até Barras, onde o acesso é pela rodovia PI-110 até o município de Batalha.

PI-112/214, acesso à capital do Estado e outras cidades.

De Batalha para Luzilândia são 83 km, sendo 55 km percorridos na PI-214 e o restante pela PI-112 até a avenida de entrada à cidade. O tempo estimado de viagem terrestre é de 3 horas em condições normais da estrada, e de até 6 horas, nas condições atuais.

Economia

Com indústria inexistente, a economia local gira em torno, em grande parte, dos salários e benefícios recebidos pela população, tendo o estado como provedor. O comércio de produtos e serviços é bastante simples e de produtos básicos, além de produção de artesanato.

Há apenas uma única agência bancária do Banco do Brasil no município.

Administração

No parlamento municipal há vagas para 11 vereadores. Na composição política do município há o chefe do executivo e seu vice, secretários municipais de governo, promotor de justiça, juiz titular da comarca local, mas não existe a defensoria pública do estado, mesmo Luzilândia tendo quase de 25.000 habitantes e com uma grande demanda no fórum do município.

Lista de Prefeitos (as)

Alguns prefeitos de Luzilândia (lista a completar):

• Francisco Rorigues Candeira
  • João Teles/José Fco de meneses
  • Mulato carvalho
  • Maria do Carmo Castelo Branco Uchoa
  • Ari C Branco Uchoa
  • José Martins Filho
  • Mariano Fortes Sales
  • João de Assis Marques
  • Durvalino Araújo C Branco
  • João Francisco de Carvalho II